terça-feira, 2 de novembro de 2010

Motores OHC e OHV

Existe uma sopa de letrinhas no que deifine motores das motocicletas. Vamos procurar abordar dois tipos de motores e suas caracteristicas, sem entretando dar uma aula de mecanica. Apenas o basico para que os amigos saibam o que é um e o que é outro:


Motor OHV

OverHead Valve. Está presente nos motores de combustão interna que possuem o comando válvulas instalado no bloco do motor. O acionamento das válvulas dá-se com o uso de varetas e balancins, ou seja, é um acionamento de válvulas indireto.
Na imagem as famosas varetas aparecem com a legenda "Pushrod" e estão ligando as válvulas (Valves) ao eixo de comando (camshaft)



Motor OHC

É a designação que se dá a motores que tem o eixo do comando de válvulas localizado na parte superior do cabeçote do motor.
Ou seja ao invés de varetas ligando o eixo de comando às válvulas, elas estão posicionadas exatamente embaixo dele, não sendo necessárias as varetas.

Os motores OHC são mais modernos, e por terem sua montagem de forma mais simplificada são melhores em termos de velocidade. Trabalham melhor em alta rotação.Porem, tem seu custo de manutenção mais alto.

Motores OHV são mais antigos e não dão preferencia a alta velocidade ( alta rotação). Porem, são mais robustos e dão preferencia a força ( torque), raramente apresentando problemas mais sérios.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Início